Related Posts with Thumbnails
Related Posts with Thumbnails
http://img42.imageshack.us/img42/1869/transparentad.png

A História do Boston Bruins

Esse é o meu Presente a todos os fãs brasileiros do Boston Bruins.Confiem e não desistam do seu time pois anos espetaculares estão por vir. Após digitado o texto foi imediatamente postado no Wikipedia, contribuindo assim para uma divulgação maior do Hockey em nosso país.





Breve Introdução

O time de Boston é uma das mais tradicionais franquias da NHL, sendo um dos 6 primeiros times que nasceram na NHL e que continuaram intactos até hoje.O Original Six ainda é composto por Toronto Maple Leafs, Detroit Red Wings, New York Rangers, Montreal Canadiens e Chicago Blackhawks.Boston, com 5 títulos, é o segundo time americano da NHL a possuir mais Stanley Cups, atrás apenas do Red Wings, com 11 títulos.TD Banknorth Garden é a casa do Bruins desde 1995.

Hockey Chega a Boston
Em 1923, após insistentes investidas de Charles Adams, grande magnata da época, a NHL decidiu expandir-se aos EUA. Adams simplesmente apaixonou-se pelo Hockey, enquanto assistia pessoalmente a final da Stanley Cup entre Montreal Canadiens(Campeão da NHL) e Calgary Tigers(Campeão da WCHL).Ele conseguiria persuadir os dirigentes da NHL a trazer uma franquia à cidade de Boston, tendo isso se efetivado no dia 1º de Novembro de 1924.

Origem Do Nome Bruins

A primeira atitude de Adams, como dono do time, foi contratar Art Ross como General Manager. Ross ficaria ainda na franquia por 30 anos. Adams colocaria nas mãos de Ross a responsabilidade de bolar o nome do time, que deveria ser caracterizado por um animal com notória rapidez, agilidade e astúcia.Ross sugeriria então:Bruins, uma velha palavra inglesa usada para designar ursos selvagens de cor marrom.As cores do time, em seu primeiro uniforme, logo seriam escolhidas,marrom e amarelo, sendo essas as mesmas cores utilizadas na fachada das lojas o qual Adams era dono.

Estréia Na NHL
1º de Dezembro de 1924, os Bruins entrariam no gelo para jogar seu primeiro jogo na NHL, contra o Maroons, jogando no velho Boston Garden e terminariam a partida com uma vitória por 2 a 1.Na época o time conseguiria o recorde de apenas 6-24-0, terminando aquela temporada em último colocado.O Bruins ainda jogaria naquele velho Boston Garden por mais 3 temporadas até a ascensão do novo Boston Garden, que seria a casa do Bruins até 1995.O velho Boston Garden ficaria com a Northeastern University que mudaria seu nome para Matthews Arena, nome esse que permanece até os dias de hoje.

Década de 20

Na 3ª temporada do Bruins, 1926–27, o time começaria a despontar. Ross ,tomando vantagem do colapso da Western Hockey League(WHL),traria diversas estrelas ao time, incluindo a primeira grande estrela do Bruins, o zagueiro originário de Fort Qu'Appelle(Saskatchewan), chamado Eddie Shore. O Bruins conseguiria alcançar as finais da Stanley Cup mas acabaria perdendo para o Senators. Em 1929 o Bruins levaria a sua 1ª Stanley Cup, após ganhar do New York Rangers.O time de Boston possuía na época estrelas como Shore, Harry Oliver, Dit Clapper, Dutch Gainor e o goleiro Tiny Thompson.A temporada 1928/1929 seria a primeira temporada jogada no, até então, novo Boston Garden, que tinha sido construído com investimentos de Adams e patrocinadores. Na temporada seguinte, 1929–30,o Bruins conseguiria a sua melhor temporada regular até então, tendo ganho 38 de 44 jogos, porém o time infelizmente perderia nas Finais da Stanley Cup.

Década de 30
Os Anos 30 seriam marcados por estrelas como Shore, Thompson, Clapper, Babe Siebert e Cooney Weiland.O time de Boston lideraria a liga 5 vezes naquela década.Em 1939 ocorreria a mudança nas cores do uniforme do time, saindo de marrom/amarelo para o atual preto/amarelo. Coencidência ou não, o Bruins acharia ,naquele ano, novamente o caminho correto que o levaria à Stanley Cup, conquistando assim o seu 2º título na liga. Thompson seria trocado por um goleiro novato, chamado Frank Brimsek.O rookie seria não menos do que espetacular, tendo ganho naquele ano os troféus Vezina e Calder, tornando-se assim o primeiro novato(rookie) a ser nomeado para o All Star Team, levando então o apelido de "Mr. Zero".Em 1940, Shore seria trocado para o péssimo New York Americans, que faria daquela temporada a sua última na NHL.Em 1941, o Bruins ganharia sua 3ª Stanley Cup, tendo o time perdido apenas 8 jogos e terminado em 1º naquela temporada regular.

Essa seria a última Stanley Cup do Bruins antes do time entrar em um período de escassez de títulos que demoraria um total de 29 anos.

Início da 2ª Guerra Mundial e a Era do Original Six

A 2ª Guerra afetaria o Bruins mais do que qualquer outro time.Brimsek e "Krauts" saíriam do time, após a vitória da Stanley Cup em 1941, para servirem ao exército na 2ª Guerra,prejudicando a continuação de seus mais produtivos anos. Cowley , com ajuda de Clapper e Busher Jackson, foram as estrelas que sobrariam no time.

Em 1943 a NHL seria reduzida para 6 times, que a partir de então seriam conhecidos como o "Original Six".Nesse período haveria uma escassez de grandes estrelas. Os grandes jogadores só retornariam à liga em 1945–46, e Clapper lideraria o time do Bruins na conquista de mais uma Stanley Cup.Clapper aposentaría-se como jogador na temporada posterior ao título, tornando-se assim o primeiro jogador na história da NHL a jogar 20 temporadas. Posteriormente, ele ainda tornaria-se técnico do Bruins por mais 2 anos.

Pós-Segunda Guerra

Com o fim da 2ª Guerra, Brimsek não voltaria tão bom quanto ele era antes de ir para a guerra.Depois de 1946 o Bruins perderia por 3 anos consecutivos no 1º round dos playoffs, o que levaria a demissão de Clapper e o Bruins começaria então a buscar um novo técnico para o time. Brimsek seria trocado para o, até então último colocado,Chicago BlackHawks, no ano de 1949.O único jovem jogador com qualidade que ainda ficaria no Bruins, seria Johnny Peirson, que tornaria-se, nos anos 70, um dos comentaristas do time de Boston na TV. Durante a temporada de 1948–49, o uniforme do Bruins passaria a contar com o número 24 ao lado esquerdo do "B" e o número 49 ao lado direito. "24" seria uma referência ao ano de 1924 que teria sido a 1ª Temporada do Bruins na NHL e o "49" referia-se a atual temporada que o time jogava.Outro apelido que o Bruins passaria a ser conhecido a partir daquela temporada seria "The Hub".

Os Anos 50 iniciava-se com o filho de Charles Adams, Weston(que tinha sucedido seu pai na presidência do time desde 1936), encarando sérios problemas financeiros. Weston seria forçado a aceitar a oferta de compra realizada por Walter A. Brown em 1951. Além do Bruins, Walter Brown era também proprietário do Boston Celtics e do Boston Garden.Vivendo um períodos de altos e baixos, o Bruins conseguiria entre 1947 e 67, ganhar apenas 4 temporadas regulares. Seriamos eliminados por 8 anos consecutivos nos playoffs entre 1960 e 1967.

Bruins assinaria em 1962 com ganhador da medalha de ouro nos jogos Olímpicos pela seleção americana,Tommy Williams.Nessa época, ele seria o único americano jogando na NHL.A conhecida "Uke Line" seria formada por Johnny Bucyk, Vic Stasiuk e Bronco Horvath.Eles viriam a Boston e realizariam juntos 4 produtivas temporadas.

Primeiro Negro Joga Na NHL
Em 18 de Janeiro de 1958, o primeiro negro finalmente jogaria pela NHL, tendo defendido o Boston Bruins.Willie O'Ree era originário de Fredericton, New Brunswick(Canadá).Ele jogaria um total de 45 jogos pelos Bruins, no decorrer das temporadas de 1957–58 e 1960–61, marcando 4 gols e 10 assistências em sua carreira na NHL.





Expansão da Liga e a Ascensão do BIG BAD BRUINS

Weston Adams readiquiria o Bruins em 1964, após a morte de Walker A. Brown.Com o objetivo de reconstruir a franquia, Adams assinaria contrato com o zagueiro de Parry Sound, Ontario, chamado Bobby Orr, o qual entraria na liga em 1966 e tornaria-se,nos olhos de muitos, o Maior Jogador De Todos Os Tempos. Nessa mesma temporada ele seria o ganhador do Calder Memorial Trophy de Rookie do ano e nomeado para o All Star Team.


Bruins obteria ainda jovens atacantes como Phil Esposito, Ken Hodge e Fred Stanfield, que chegariam a Boston através de uma negociação com o Chicago em que o único beneficiário seria o Bruins.Hodge e Stanfield tornariam-se elementos chaves para o sucesso do Bruins, e Esposito,que tornaria-se Center na linha de Hodge e Wayne Cashman, tornaria-se o top goleador da liga e o primeiro a quebrar a marca de 100 pontos em uma temporada.Esposito é um dos 4 jogadores na história da liga a conseguir ganhar o Art Ross Trophy por 4 consecutivas temporadas(os outros 3 são Jaromir Jagr, Wayne Gretzky e Gordie Howe).Com outras estrelas, como os forwards Bucyk, John McKenzie, Derek Sanderson e Hodge, e os defensivo Dallas Smith e o goleiro Gerry Cheevers, o "Big Bad Bruins" tornaria-se um dos top times no final dos anos 60 até o final dos anos 70.

O Gol Que Marcou Épocas e a Volta da Stanley Cup


Bobby Orr em um ataque do Bruins no qual ele seria deslocado por Noel Picard, ainda voando ele estenderia seus braços ao ar após o gol da vitória, que tinha sido marcado no Overtime, o qual daria a Stanley Cup ao Bruins no ano de 1970.Após 29 anos a Stanley Cup finalmente retornaria a Boston, tendo o Bruins derrotado o St. Louis Blues em uma série de 4 jogos. Essa temporada ainda seria marcada pela quantidade de prêmios que Bobby Orr conquistaria. Ele levaria pela 3ª vez o James Norris Memorial Trophy de melhor zagueiro da NHL, tendo ganho esse título por 8 consecutivas temporadas. O jogador ainda levaria naquela temporada o Art Ross Trophy, Conn Smythe Trophy, e o Hart Memorial Trophy,sendo ele portanto o único jogador na NHL a ter ganho todos esses troféus em uma única temporada.

A temporada de 1970–71 seria uma das melhores temporadas do Bruins na década de 70.Sinden retiraria-se do hockey por motivos pessoais dando lugar ao defensivo Tom Johnson.O Bruins quebraria recordes naquela temporada tendo tido 7 de seus jogadores dentre os 10 top pontuadores da liga e 4 deles(Orr, Esposito, Bucyk e Hodge) terminado a temporada com a marca superior a 100 pontos. O time também quebraria o recorde de vitórias em uma única temporada. Apesar de tudo isso citado, o Bruins perderia novamente nas finais dos playoffs daquele ano.

Boston não desistiria de estabelecer a liderança na outra temporada.Esposito e Orr de novo figurariam entre os Top Scorers da liga, seguidos por Bucyk em 9º.A Stanley Cup então voltaria a Boston após o Bruins derrotar o Rangers em 6 jogos nas finais.Essa seria a última Stanley Cup que o Black & Gold ganharia até os dias de hoje.Boston ainda perderia as finais da Stanley Cup em 1974 para o Flyers, com a ausência de várias estrelas no time como por exemplo Cheevers, McKenzie e Sanderson , que tinham ido jogar na WHA(liga extinta).

Em 1974–75, desembarcaria em Boston o polêmico Don Cherry, como técnico do Bruins.Sobre o comando de Cherry o Bruins continuaria sendo a potência da época, tendo adicionado ao elenco, jogadores como Gregg Sheppard, Terry O'Reilly, Stan Jonathan e Peter McNab.

Bobby Orr deixaria o Bruins para ir ao Hawks em 1976, e retiraria-se do Hockey prematuramente em 1979, após ter sido submetido a várias cirurgias em sua perna.O Bruins trocaria com o Rangers, Esposito e Carol Vadnais por Brad Park, Jean Ratelle e Joe Zanussi. Naquela temporada, chegaríamos às semifinais e de novo perderíamos para o time do Flyers.

Em 1976,Cheevers retornaria para a WHA e o Bruins passaria pelos Flyers nas semifinais, mas acabaria perdendo as finais para o Canadiens. A história se repetiria em 1978, mesmo tendo um time com um ataque balanceado, tendo tido 11 jogadores com mais de 20 gols, marca essa que ainda é recorde na NHL.Temporada seguinte, o Bruins chegaria novamente nas finais mas novamente perderíamos. Na temporada posterior aconteceria a aposentadoria de Johnny Bucyk ,"The Chief", tendo sido ele um marco inesquecível na história do Bruins.Em 1979, a semifinal seria entre o Bruins e o Habs e seria essa a última temporada de Don Cherry como treinador do time de Boston. O Bruins perderia a série contra o Habs em um total de 7 jogos.

Não Mexa Com o Urso



No Madison Square Garden, após a partida contra o Rangers, em 23 de Dezembro de 1979, um fã do Rangers com sticks em mãos começariam a agredir Stan Jonathan.Imediatamente Terry O'Reilly,conhecido por seu temperamento forte e por ser um exímio lutador, juntaria-se com os demais jogadores do Bruins e partiriam pra cima dos torcedores envolvidos. O'Reilly, futuro capitão do Bruins, receberia da liga um total de 8 jogos de suspensão pelo incidente.Haveria nessa década ainda, a ascensão de Ray Bourque nos gelos de Boston.Bourque defenderia o time de Boston por 2 décadas.

Os Anos 80 e 90
Após a demissão de Don Cherry, assumiria na franquia Fred Creighton, que logo seria substituído pelo Grande Ex-goleiro de Boston, Gerry Cheevers.O Bruins chegaria aos playoffs todos os anos da década de 80, tendo no elenco estrelas como Park, Bourque e Rick Middleton. O time ainda teria o melhor recorde da liga em 1983. Nesse ano Pete Peeters,goleiro do Bruins, levaria o Vezina Trophy. Apesar disso, Peeters teria um fraco desempenho nos playoffs. No final dos anos 80 Bourque, Cam Neely, Keith Crowder e Bob Sweeney liderariam o Bruins para mais uma final de Stanley Cup. Em 1988, enfrentaríamos o Edmonton Oilers nas finais mas perderíamos a série e a Stanley Cup novamente escaparia de nossas mãos.A série seria marcada por um acontecimento um tanto quanto engraçado. Um estranho Blackout tomaria conta da arena no jogo 4. O motivo da pane teria sido ocasionado devido a problemas nos fusíveis do quadro elétrico da arena. A partida que até então estava com placar de 3 a 3 seria remarcada, ocorrendo sua continuação em Edmonton, tendo o Oilers ganhado e levantado novamente a Stanley Cup.

Em 1990, o Bruins novamente retornaria às finais com estrelas como Neely, Bourque, Craig Janney, Bobby Carpenter,o rookie Don Sweeney e o goleiro Andy Moog, mas novamente perderia para o Oilers, que sem dúvida alguma vivia um de seus melhores anos na liga.

Em 1988,1990–92 e 1994 o Bruins varreria o Canadiens nos playoffs, aumentando ainda mais a rivalidade entre ambos.

Em 1991 e 1992 o time de Boston perderia 2 consecutivas finais de conferências para o eventual campeão da Stanley Cup,Pittsburgh Penguins, que na época era liderado por Mario Lemieux.Desde a temporada de 1993, Boston não conseguiria passar do 2nd round dos playoffs, apesar de possuir em seu elenco talentos como Adam Oates, Rick Tocchet e Jozef Stumpel.

A temporada de 1993 seria desapontante por várias razões.Apesar do time ter tido o segundo melhor recorde na temporada regular, ficando abaixo apenas do Pittsburgh Penguins, o Bruins seria varrido no 1st round dos playoffs pelo Buffalo Sabres.Todavia o time de Boston levaria diversos prêmios:Bourque conquistaria o Norris Trophy; Oates ficaria com o Art Ross e Lady Byng Trophy; Joe Juneau,que quebraria o recorde da NHL em assistências realizadas por um Left Wing, recorde esse que ele mantém até os dias de hoje, ficaria com o Calder Trophy; Dave Poulin, por sua vez, conquistaria o com o Frank J. Selke Trophy; Moog ficaria com o William M. Jennings Trophy e Brian Sutter com Jack Adams Award.Bourque seria ainda nomeado para o All Star Team e Juneau para o All-Star Rookie Team.

Em 1997, Boston não iria aos playoffs pela 1ª vez em 30 anos, tendo o time com isso conquistado o recorde de playoffs consecutivos na NHL.A temporada de 1994-95 seria a última jogada no Boston Garden. O último jogo lá seria em 28 de Setembro de 1995, em um amistoso contra o Canadiens. O Bruins iria para a nova arena, que na época era conhecida como FleetCenter, porém logo o time mudaria de patrocinador, passando então a chamar-se TD Garden, nome que permanece até os dias de hoje. Sobre as rivalidades do time, historicamente, o Bruins possui uma intensa rivalidade com o time do Montreal Canadiens, tendo ambos se encontrado nos playoffs por um total de 30 vezes. O time de Boston também possui uma certa rivalidade também com o time do NY Rangers, mas considero ela não tão intensa quanto a que há entre Bruins e Canadiens. Considero até que essa rivalidade tem origem devido ao fato de ambos os times comporem o Original Six e também guardaria total ligação com a rivalidade no Baseball entre o Boston Red Sox e o NY Yankees. Nos últimos anos, também têm se intensificado ainda mais uma rivalidade entre o time do Bruins e o time do Maple Leafs. Tudo isso devido a uma trade que ocorreria em 2009, entre ambos os times, que levaria Phil Kessel a Toronto.

O Século 21
Após um recorde de 3-4-1, Bruins demitiria o então técnico Pat Burns e contrataria Mike Keenan pelo resto da temporada. Em 2000/01 Bruins perderia a sua vaga nos playoffs por apenas 1 ponto. O líder de gols do time na época seria Jason Allison.

Na Temporada seguinte o Bruins ganharia o primeiro título de Divisão, que até então não ocorria desde 1993, tendo em seu elenco jogadores como Joe Thornton, Sergei Samsonov, Brian Rolston, Bill Guerin, Mike Knuble e a recente aquisição,Glen Murray. Mas o time de Boston perderia nos playoffs para o seu arqui-rival, Canadiens, ainda no 1st Round.

Na temporada 2002–03 haveria uma disputa intensa pela titularidade no gol do Bruins, entre Steve Shields e John Grahame. No meio da Temporada, o time traria ao elenco um experiente goleiro chamado Jeff Hackett e demitiria o então técnico do time, Robbie Ftorek. O General Manager do Bruins na época,Mike O'Connell, se autonomearia técnico do time.O time acabaria terminando aquela temporada em 7º colocado na conferência Leste, classificando-se para a disputa de playoffs, porém perderíamos para o eventual campeão da Stanley Cup naquele ano, o New Jersey Devils, em uma série que terminaria em 5 jogos.

Em 2003–04, o Bruins iniciaria a temporada com o ex-goleiro do Leafs, Felix Potvin, defendendo sua rede. Perto do fim daquela temporada, haveria a ascensão do jovem goleiro Andrew Raycroft, que ganharia o Calder Award e seu posto de titular nas redes do Black & Gold a partir daquela temporada. O Bruins ainda ganharia o título da divisão porém acabaria derrotado pelo Canadiens nos playoffs, tendo perdido após ceder uma virada na série que até então estava de 3 a 1 para o time de Boston.

Na temporada 2004–05 haveria o lockout e o Bruins teria muito espaço no Salary Cap para investir na temporada seguinte. Mike O'Connell,General Manager do Bruins na época, evitaria contratações de Free Agents(Agentes Livres), beneficiando assim velhos veteranos como Alexei Zhamnov e Brian Leetch.Em Novembro, uma bomba cairia sobre os fãs de Boston com o anúncio da Troca que, não apenas chocaria os fãs do Bruins, mas todos os fãs de Hockey. Joe Thornton,ganhador do Art Ross Trophy e Hart Trophy, líder e capitão do time,aquele tipo de jogador que é o nome e a cara de qualquer franquia que o possua, seria trocado para o San Jose Sharks. O Bruins receberia como troca, Marco Sturm, Brad Stuart e Wayne Primeau.
Após essa polêmica troca, o Bruins perderia 10 dos 11 jogos disputados no início daquela temporada. Na época o Bruins estreiava em seu gol o jovem goleiro Hannu Toivonen, que obteria seu primeiro shutout em sua carreira. Porém, em Janeiro, Toivonen lesionaria-se perdendo assim o restante da temporada. Assumiria então Tim Thomas nas redes do Bruins, que ajudaria o time a ganhar 16 jogos consecutivos, deixando o Bruins com reais chances de classificação aos playoffs.Mas o time de Boston começaria a cair de rendimento, terminando então a temporada em 30º lugar na classificação geral da liga. O Bruins ficaria portanto de fora dos playoffs pela primeira vez em 5 anos, o que provocaria a demissão do técnico e General Manager do time, Mike O'Connell.

Reconstrução
Por ter sido um dos últimos na temporada, o Bruins teria a oportunidade de ser um dos primeiros na escolha do próximo Draft, tendo conquistado no sorteio a 5ª posição na ordem de escolha. O time de Boston aproveitaria essa oportunidade escolhendo Phil Kessel, que sairia da Universidade de Minnesota para assinar contrato com o time do Bruins em 17 de Agosto de 2006.Algumas mudanças ocorreriam nessa mesma época:
*Peter Chiarelli seria contratado como novo General Manager(GM) do time.
*Mike Sullivan, seria demitido do posto de técnico e Dave Lewis seria contratado para o seu lugar.
*O Bruins assinaria contrato com Zdeno Chara, um dos mais cobiçados zagueiros da NHL, que até então jogava pelo Ottawa Senators.
*O Bruins também contrataria,por longo período, Marc Savard , que acabava de terminar a temporada 2005–06 com um total de 97 pontos marcados, jogando pelo Atlanta Trashers.
*Bergeron teria seu contrato reassinado em Agosto de 2006.

Com o fim da temporada 2006–07, o time estando no último lugar de sua divisão, mandaria os defazados Brad Stuart e Wayne Primeau para o Calgary Flames. Em troca o Bruins receberia o zagueiro Andrew Ference e o forward Chuck Kobasew.

A temporada 2007–08 terminaria muito bem para o Bruins que conseguiria garantir-se nos playoffs e ainda forçaria a série contra o Canadiens(1º Colocado na Conferência Leste naquela temporada)até o 7º jogo.

Mas nem tudo seria as mil maravilhas naquela temporada, tendo em vista a séria lesão que Patrice Bergeron sofreria.

Jovens estrelas surgiriam no time, como por exemplo,Milan Lucic e David Krejci. Essa seria a temporada em que os dois demonstrariam todo o seu potencial.Na offseason, o Bruins perderia Glen Metropolit para o Flyers, mas para compensar assinaria com Michael Ryder(muito mais produtivo , porém muito mais caro)e Blake Wheeler, que acabara de deixar o Minnesota Golden Gophers. O Bruins ainda terminaria o contrato com Glen Murray, que teria sua pior temporada(07/08) com o uniforme do Bruins, e Andrew Alberts que seria enviado ao Flyers.

Na Off-Season de 2007, em junho, Dave lewis seria demitido do Bruins dando lugar a Claude Julien que têm sido técnico do time de Boston desde o início da temporada 2007-08, perdurando até os dias de hoje.

O Jogo Que Marcou O Recomeço
Na Temporada 07/08 haveria um jogo que em minha opnião irá marcar a NHL por gerações. O 6º jogo da série contra o Canadiens seria decisivo para o Boston Bruins.Um jogo de surpresas, viradas e emoções até o último segundo. Um jogo que mostraria que a zebra do campeonato despontaria para cima do até então 1º colocado da conferência leste.

http://img42.imageshack.us/img42/1869/transparentad.png