Related Posts with Thumbnails
Related Posts with Thumbnails
http://img42.imageshack.us/img42/1869/transparentad.png

[Draft] Como funciona a Loteria do Draft

Como todos sabem, as ligas profissionais esportivas americanas adotam um sistema onde são ranqueados os rookies que debutam nas ligas todos os anos. Cada posição (spot) é baseada em uma série de análises de performance, para se então definir a colocação de cada jogador. No caso em questão, NHL, os 14 piores times, ou seja, todos os que não participam dos playoffs, concorrem nesta loteria. [...]

A posição final na tabela de classificação, determina as chances do time na loteria. Cada time só pode subir 4 spots ou descer 1 spot. Isso significa, que apenas os 5 piores times, tem chances de conseguir o 1st overall pick. Confiram os percentuais:

48.1% - 30th

18.8% - 29th

14.2% - 28th

10.7% - 27th

8.1% - 26th

Em uma análise histórica, podemos dizer que 60% das vezes, o 30th conseguiu o 1st overall pick.

O próximo draft (Los Angeles – 2010) será particularmente interessante para o Bruins, que atualmente possui 5 picks nos dois primeiros rounds, distribuídos da seguinte forma:

1st Toronto

1st Bruins

2nd Toronto

2nd Tampa Bay

2nd Boston

Passados 18 jogos, o Toronto se encontra atualmente em 29th, e mesmo com Kaberle jogando muito bem e o mesmo se aplica a Kessel, o restante do time é muito fraco. Dificilmente eles conseguirão sair do Top5 piores, o que daria ao Bruins, a chance de levar o 1st overall pick.

Atualmente, os 4 primeiros do ranking são:

- Taylor Hall (LW)

- Cam Fowler (D)

- Tyler Seguin (C)

- Kiril Kabanov (LW)

A posição do Bruins é extremamente privilegiada pelo alto número de picks, ou seja, suponha que Toronto finalize na 25th, se não ganhar/perder nenhum spot, pode-se fazer um package de picks e mover posições à frente. E isto no caso do próximo draft, caso Toronto não esteja no Top4 piores, seria importantíssimo, porque os 4 primeiro colocados, que citei anteriormente, são vistos como Franchise Players, ou seja, jogadores que seriam símbolos das franquias, como por exemplo Crosby-Penguins, Ovechkin-Capitals, Kovalchuk-Atlanta e etc.

Temos ¼ de temporada já decorrida, mas fica aqui a dica, que além de torcer para o Bruins, torçam para Toronto permanecer na mesma posição em que se encontra, ou até mesmo, que volte para a 30th, lugar onde eles permaneceram por 14 rodadas.

http://img42.imageshack.us/img42/1869/transparentad.png