Related Posts with Thumbnails
Related Posts with Thumbnails
http://img42.imageshack.us/img42/1869/transparentad.png

Big Dig: Uma Das Maravilhas de Boston

O Big Dig é o maior e mais caro – chegando aos US$ 15 bilhões – projeto de obra pública da história dos EUA, considerado o mais complexo projeto de engenharia civil urbana do mundo. No pico da construção, chegou a consumir mais de US$ 3,5 milhões/dia, empregando mais de 6.000 técnicos, engenheiros e gerentes de obra, enquanto mais de 200 mil veículos trafegavam diariamente no canteiro de obras. Engenheiros o reverenciam como uma maravilha do mundo moderno.... Ajustando a inflação, custou mais que o dobro do Canal do Panamá. O empreendimento se revelou uma combinação de um complicado emaranhado político, engenharia corajosa e uma “mega” escalada de escopo, sem mencionar um apetite de orçamento inesgotável. No curso de seus 20 anos de projeto (está 99% concluído), o Big Dig alavancou a ciência da engenharia civil e a arte do gerenciamento de projetos.
















O nome oficial do Big Dig é “The Central Artery / Tunnel Project” (ou Projeto da Artéria Central/Túnel), teve como objetivo a substituição e ampliação do complexo viário interestadual existente para o subsolo da cidade de Boston.Na verdade o projeto são dois em um – a via da Artéria Central e o Túnel, mas ao entrar no detalhe, este megaprojeto se revela uma coleção de 130 grandes projetos sob a mesma equipe de gerenciamento, que chegou a mais de 200 integrantes.

Quebrando o mega projeto em projetos menores, mais gerenciáveis foi a única forma que os gerentes de projetos do governo federal, estadual e do setor privado conseguiram realizar o fantástico esforço de planejamento, design e construção envolvido. O projeto conseguiu unir a antiga escola de engenharia de sistemas com gerenciamento de projetos pós-moderno, mas com resultados mistos.

http://img42.imageshack.us/img42/1869/transparentad.png