Related Posts with Thumbnails
Related Posts with Thumbnails

[Rules] NTC e NMC clauses

Muitas vezes você se depara com informações de que o contrato do jogador X tem NTC ou que o jogador Y tem NMC, mas o quê são estas cláusulas? [...]

NTC significa No Trade Clause, traduzindo, Cláusula de Não Troca. Isso significa que o jogador não pode ser trocado durante o período de vigência de seu contrato sem seu consentimento. A maioria dos contratos NTC são condicionais, podendo existir ligações com Performance, que é o caso de Sturm*, ou Trade List, que consiste em uma lista de times para os quais o jogador aceitaria ser trocado. Na Trade List, o jogador ao saber que pode ser envolvido em negociação, cita os times pelos quais aceitaria jogar e deste ponto em diante, seu atual clube tem X dias para realizar o negócio. Um caso destes é o de Brian Campbell (Blackhawks), sua conditional NTC diz que ele informaria 8 times pelos quais jogaria e Chicago teria 45 dias para realizar a trade.

A NTC não é totalmente segura, pois o time pode ainda mover o jogador para Minors Leagues, waive ou em último caso, buy out. Normalmente, clube e jogador acabam chegando em acordo e assim a NTC não entra em vigor em caso de negociação.

NMC significa No Move Clause, traduzindo, Cláusula de Não Movimento. Esta cláusula é bem mais rigorosa, pois o clube não pode negociar, enviar para Minors Leagues ou waive o jogador sem seu consentimento. Aqui caso jogador e clube não alcancem um acordo, a única alternativa é o buyout.

A conditional NTC de Sturm diz que se o time alcançar os playoffs, a cláusula é automaticamente válida para a próxima temporada e no caso disto não ocorrer, a cláusula automaticamente deixa de existir.

http://img42.imageshack.us/img42/1869/transparentad.png