Related Posts with Thumbnails
Related Posts with Thumbnails
http://img42.imageshack.us/img42/1869/transparentad.png

O Surgimento da NHL e a Sua Expansão

Toronto BlueShirts
Com o fim da NHA, despontaria uma liga de maiores proporções, a National Hockey League. No seu início, a NHL ostentava cinco franquias, o Montreal Canadiens, Montreal Wanderers, Ottawa Senators, Quebec Bulldogs, e o Toronto Arenas. O primeiro jogo da liga foi realizada 19 de dezembro de 1917.[...]




Uma série de disputas e intrigas atingiriam a NHA, na época em que a NHL despontava. Elas envolviam o proprietário do Toronto Blueshirts, Eddie Livingstone, o que levou os donos do Montreal Canadiens, Montreal Wanderers, Ottawa Senators e Quebec Bulldogs a se reunirem no Windsor Hotel, em Montreal, para falar sobre o futuro da NHA. Percebendo a impossibilidade de eles conseguirem expulsar Livingstone da liga, os 4 proprietários decidiram então, em 26 de novembro de 1917, compor a National Hockey League.


Joe Malone
O Bulldogs logo fechariam suas portas e seus donos procurariam em Toronto, o local apropriado para o nascimento de um novo time. Os primeiros jogos foram jogados três semanas depois, em 19 de dezembro. Joe Malone marcaria cinco gols pelos Canadiens, em uma vitória de 7-4 sobre o Senators, na noite de abertura. Ele terminaria a temporada 1917-1918 com 44 gols em 20 jogos. A liga quase entrou em colapso, em janeiro de 1918, quando a Montreal Arena veio a baixo devido a um incêndio de grandes proporções. Sem a Montreal Arena, o Wanderers encerraria suas operações, enquanto o Montreal Canadiens buscou às pressas encontrar uma nova arena. A NHL continuaria como uma liga de três equipes até Quebec retornar em 1919.


Gripe Espanhola
Toronto ganharia o primeiro título, ao derrotar o time da Pacific Coast Hockey Association, Vancouver Millionaires, levando assim a Stanley Cup, no ano de 1918. O Canadiens ganharia o título da NHL no próximo ano, em 1919. Porém não levaria a Stanley Cup pois na final daquele ano, contra o Seattle Metropolitans (PCHA) ,a série seria encerrada devido a ocorrência da Gripe Espanhola, uma pandemia que atingiu boa parte do mundo, ao final da 1ª Guerra Mundial. Vários jogadores contrairam a doença, sendo a causa da morte do defensivo do Canadiens, Joe Hall.

O Montreal levaria a sua primeira Stanley Cup apenas em 1924, quando ganharia do Calgary Tigers(WCHL). O Hamilton Tigers(Ex-Quebec Bulldogs), que tinha sido relocado de Quebec em 1920, ganharia o título na Regular Season em 1924-25, porém se recusariam a disputar a final do campeonato, a menos que a liga desse a eles um bonus de 200 dolares canadenses. A liga se recusou e declararia o Canadiens como campeão naquele ano. Em 1925 o Montreal seria derrotado na final da Stanley Cup pelo Victoria Cougars(PCHA). Seria essa a última vez que um time que não pertencia à NHL, ganharia a Stanley Cup.A partir de 1926, com o fim da WCHL, a Stanley Cup tornaria-se um prêmio exclusivo de premiação ao ganhador da National Hockey League.


O Crescimento da Liga e a Expansão na Década de 20
Surgimento do Bruins
A liga embarcaria em uma rápida expansão na década de 20, acrescentando em 1924 o Montreal Maroons e o Boston Bruins. Os Bruins se tornariam então a primeira equipe americana na NHL. O Maroons jogaria na Arena recém-concluída, o Montreal Forum. Nos EUA surgiria um novo time, o New York Americans iniciaria suas atividades em 1925, após o fim do Hamilton Tigers. Os Americans seriam seguidos pela entrada do Pittsburgh Pirates. Tex Rickard, proprietário do Madison Square Garden, ficou tão impressionado com a popularidade dos Americans, que resolveu criar um novo time em New York, e seria o New York Rangers, em 1926.


Maple Leafs - 1931/32
O Chicago Black Hawks e Detroit Cougars (depois Red Wings) também seriam adicionadas, após a Liga comprar os ativos da extinta WCHL . Conn Smythe compraria o Toronto St. Patricks, em 1927, renomeando imediatamente para Maple Leafs. O Maple Leaf Garden seria construído em 1931.

A Grande Depressão e o início da Segunda Guerra Mundial ditaría novos rumos à liga. Os Pirates logo tornariam-se o Philadelphia Quakers em 1930, porém apenas duraria 1 ano. O Ottawa Senators se tornariam o St. Louis Eagles em 1934, porém também só duraria apenas 1 ano. O Canadiens seria vendido e quase se mudam para Cleveland, Ohio, em 1936. Porém um trio de investidores o manteriam na cidade de Montreal. Os Maroons não sobreviveram, suspendendo assim suas operações em 1938. O New York Americans também fecharia suas portas em 1942. A liga então se veria reduzida a apenas 6 times, na temporada de 1942-43. E os times eram: Boston Bruins, Chicago Black Hawks, Detroit Red Wings, Montreal Canadiens, New York Rangers e Toronto Maple Leafs. Essas equipes seriam então conhecidas como o “Original Six”.


1º All-Star Game em 1934

O primeiro NHL All-Star Game foi realizada em 1934, em homenagem a Ace Bailey, cuja carreira terminaria de forma prematura após um hit ilegal feito por Eddie Shore. O segundo foi realizado em 1937, em apoio à família de Howie Morenz , morto devido a uma embolia coronariana, ocasionada após quebrar a perna durante uma partida. Seu companheiro Aurel Joliat disse que Morenz morreu “devido a um coração partido” ao descobrir que nunca ele iria jogar Hockey novamente.

Maurice "Rocket" Richard
Maurice "Rocket" Richard se tornou o primeiro jogador a marcar 50 gols em 50 partidas. Dez anos depois, em 1955, ele foi suspenso nos playoffs por agridir violentamente um árbitro. A suspensão levaria a um grande tumulto na cidade de Montreal, conhecido por Richard Riot. Ele voltaria ao Canadiens para liderar o time a conseguir cinco títulos consecutivos entre 1956 a 1960, um recorde não batido ainda por nenhuma outra equipe. Enquanto isso Willie O'Ree quebraria as barreiras do preconceito ao se tornar o primeiro negro a jogar na NHL. Em 18 de janeiro de 1958, O'Ree faria sua estréia pelo Boston Bruins


A Expansão da Década de 60

Nasce o L.A. Kings(1967)
Nos meados da década de 60, o desejo de um contrato com emissoras de TV pelos Estados Unidos somados às preocupações acerca do crescimento da Western Hockey League, incentivaram a NHL a se expandir novamente. Seria a 1ª expansão da liga desde a década de 20. A liga então dobraria de tamanho para a temporada de 1967-68, acrescentando o Los Angeles Kings, Minnesota North Stars, Philadelphia Flyers, Pittsburgh Penguins, Oakland Seals e o St. Louis Blues.

Surge o Capitals

Logo depois, em 1970, o Vancouver Canucks e o Buffalo Sabres surgiriam também. Com o surgimento da World Hockey Association, a NHL se viu ameaçada por uma possível rival que despontava, levando assim a decisão de adicionar 2 novos times, o New York Islanders e o Atlanta Flames. Em 1974, o Washington Capitals e o Kansas City Scouts seriam adicionados, somando então um total de 18 times na disputa pela Stanley Cup.



Bobby Hull Assina Com o Jets

A disputa ficava cada vez mais acirrada entre ambas as ligas. A NHL perdia cada vez mais jogadores para a WHA, tendo sido um total de 67 na temporada de 1972-73, incluindo o mito Bobby Hull, que assinou um contrato de 10 anos com o Winnipeg Jets, por 2.5 milhões, o maior contrato já assinado na época. A briga entre ambas as ligas passou a caminhar em vias judiciais. Foram 7 anos de lutas por mercado e por jogadores, o que fragilizou financeiramente tanto a NHL, quanto a WHA. Até que em 1979 ambas as ligas chegaram a um acordo, havendo então a fusão. A WHA encerraria a partir dali suas operações e a NHL adicionaria alguns times que participavam da WHA. E os times seriam o Jets, Edmonton Oilers, Hartford Whalers e o Quebec Nordiques.


A Lenda de Gretzky
O Mito Wayne Gretzky jogou 1 temporada pela WHA, antes de ir para a NHL em 1979-80 com o Oilers. Ele passou a liderar o Oilers a quatro títulos de Stanley Cup, entre 1983 e 1988, e batia recordes de gols (92 em 1981-1982), assistências (163 em 1985-86) e pontos (215 em 1985/86). No entanto Gretzky seria envolvido em uma das mais controversas negociações na História da NHL. Em 1988, o Los Angeles Kings adquiriria um dos melhores jogadores de todos os tempos. Essa trade foi uma verdadeira mola propulsora para a popularidade da NHL nos Estados Unidos e proporcionaria uma nova expansão de times, que ocorreria já na década de 90. Os novos times seriam o San Jose Sharks, Tampa Bay Lightning, Ottawa Senators, Mighty Ducks of Anaheim, Florida Panthers, Nashville Predators, Atlanta Thrashers, Minnesota Wild e o Columbus Blue Jackets.

A Década de Paralizações: O Lockout!!!
Houveram um total de 3 paralisações na História da NHL e todas elas ocorreram entre os anos de 1992 e 2005. A primeira paralização foi liderada pela National Hockey League Players Association(NHLPA), em Abril de 1992, e durou cerca de 10 dias. Rapidamente o problema seria resolvido, havendo ainda a possibilidade de remarcações de partidas e alterações no calendário. Na temporada de 1994-95 a liga sofreria uma nova paralisação, que faria com que o calendário reduzisse de 84 jogos, para apenas 48, tendo os times jogado apenas contra membros de sua própria conferência, na temporada regular. A NHL novamente conseguiria contornar a situação remarcando negociações para o ano de 1998, que posteriormente seria extendido até 15 de Setembro de 2004.



Em 2004, com o fim do prazo negociado pela NHL, nenhum acordo até então ainda tinha sido fechado. Gary Bettman, comissionário da liga, determinou o que ficou conhecido como Lockout. A liga então encerraria suas atividades naquela temporada. O ponto central da negociação, tratava-se da vontade da NHL em estabelecer um teto salarial, conhecido por todos como “Salary Cap”. A NHLPA insistia em não aceitar a proposta e naquele ano o temido “Lockout” ocorreria. A paralisação duraria um total de 310 dias, o maior de toda história.

A NHL foi a primeira liga profissional a perder uma temporada completa. Negociações então iam e vinham e uma nova coletânea de barganhas seriam firmadas em julho de 2005, entre a NHL e a NHLPA. O acordo estabelecido foi assinado com prazo de 6 anos e uma cláusula possibilitando a prorrogação por mais 1 ano. Com esse acordo em mãos, a NHL voltaria à suas atividades para a temporada 2005-06.

Eem Outubro de 2005, a primeira temporada pós-Lockout já se realizava, em até então 15 partidas. Dos 15 jogos realizados, 11 foram com todos os ingressos esgotados. A NHL receberia um recorde de público nessa temporada com um total de 20.854.169 fãs e uma média de 16.955 fãs por jogo. Foi 1.2% de aumento em relação a marca anterior, na temporada 2001-02. O Montreal Canadiens, Calgary Flames, Colorado Avalanche, Minnesota Wild, e o Vancouver Canucks venderam praticamente todos os ingressos disponíveis de suas partidas em casa. Todos os 6 times canadenses jogaram com mais de 98% da capacidade da arena lotada em todos os jogos. O Pittsburgh Penguins conseguiria um aumento na venda de ingressos de 33% em referência a temporada de 2003-04. Esse aumento se deve também a aquisição de Sidney Crosby no Draft daquele ano. Após um período de incertezas provocadas pelo Lockout, agora a liga se via em chão firme e sólido. Porém mais um problema surgia. A audiência das partidas na rede de televisões decaíam, provocadas pela decisão da ESPN de abandonar o esporte de sua programação. A NHL logo depois firmaria então contrato com uma grande rede televisiva americana, a NBC.

Clique Aqui Para Ler o Próximo Artigo do Projeto Guia do Hockey
>>Fundamentos Básicos Do Hockey: Conceitos Preliminares - Parte 1

http://img42.imageshack.us/img42/1869/transparentad.png