Related Posts with Thumbnails
Related Posts with Thumbnails
http://img42.imageshack.us/img42/1869/transparentad.png

O Nascimento Do Hockey. O Início de Uma Paixão.

Quando o esporte agora conhecido como o Hockey começou a surgir no Canadá, não tinha um nome oficial. Alguns chamavam de Hurley, Wicket ou Ricket.[...]





Muito parecido com o nascimento do jogo em si, a origem da palavra "hockey" é controversa. São várias as histórias contadas sobre a origem do nome Hockey mas a que possui mais adeptos é de que na cidade de Windsor, Nova Escócia/Canadá, existia um coronel do exército de nome, Hockey John, que ocupava a função na guarnição em Fort Edward. O coronel utilizava o jogo para manter as suas tropas condicionadas. Consequentemente, logo adotaram seu nome, para entitular o esporte. Chamavam então de Hockey’s Game, ou traduzido os Jogos de Hockey. Outra teoria contada sobre a origem do nome Hockey seria a que afirma que a palavra é derivada da palavra francesa hoquet ", que significa “cajado de pastor”.

O Surgimento do Hockey

O jogo de Hockey, não foi simplesmente inventado de um dia para o outro. Ele evoluiu e cresceu lentamente e como resultado disso, é impossível localizar exatamente onde ele nasceu. Dificil também é definir se o esporte seria uma versão do jogo europeu de nome “Hurley”(Imagem ao Lado), ou se simplesmente seria um esporte unicamente canadense. Os primeiros rumores sobre partidas de Hockey remontam às localidades de Windsor, na Nova Scotia.



Thomas Chandler Haliburton(Imagem Ao Lado) nasceu em Windsor em 1796 , e estudou parte de sua vida no King's College School. Com o passar dos anos ele se tornaria um juiz e um conhecido escritor, e foi um de seus escritos que forneceu à cidade de Windsor, o título auto-proclamado de "O Berço Do Hockey". Haliburton escreveu um artigo em 1844, sobre suas memórias de infância e em suas reflexões, ele falou de seu tempo no King's College. Logo após a virada do século, em breves linhas, ele comentava sobre meninos jogando uma espécie de “Hurley” em um lago congelado.

O Morador de Kingston, Ontario, James Thomas Sutherland , contrariou essa versão ao afirmar que o 1º jogo de Hockey, na verdade, teria ocorrido em sua cidade natal. Segundo James, a partida teria contado com duas equipes composta pela tropa Royal Rifles, que estavam na época estacionados na guarnição britânica em Kingston, bem como Halifax. Segundo ele, o 1º jogo teria sido realizado no porto de Kingston em 1855. Porém muitos contestam essa versão pois, fala-se que a partida teria contado com um total de 50 pessoas por time, além de que a partida não seguiu regras básicas do hockey.

Outra versão sobre a origem do esporte é a de James Creighton(Imagem Ao Lado). Creighton, nasceu em Halifax, em 1850. Desde pequeno ele aprenderia a jogar Hockey. Em 1873, ele se mudaria para a cidade de Montreal, onde introduziria o jogo por lá. Em 3 de março de 1875, Creighton, e muitos amigos jogaram a primeira partida de Hockey organizado, dentro de um rink especialmente desenhado para isso. A partida contava com 9 jogadores em cada time e seguiria as regras de Halifax, escritas pelo próprio James Creighton. A estréia do Hockey em Montreal foi um verdadeiro sucesso e o jogo cresceria rapidamente em popularidade.




Muitas variações do jogo foram experimentadas, antes da versão definitiva do jogo nascer e conquistar os canadenses de costa a costa do país. Desde os jogos disputados no início de 1800 em Windsor, o hóquei se espalhou para Quebec em 1875, em seguida, para Kingston, Ontário, em 1886, e ao sul de Toronto em 1888. Em 1890, o jogo chegou em Winnipeg e se extendeu para Victoria, British Columbia, tornando-se assim um jogo verdadeiramente canadense, e uma paixão para todos os habitantes daquele país. Enfim poderíamos dizer, o Hockey nasceu!!!

Hockey era jogado de forma estritamente amadora até o ano de 1904, quando seria criada a primeira liga profissional do esporte, que por incrível que pareça seria nos Estados Unidos e não no Canadá, mais precisamente no estado de Michigan .Conhecido como International Pro Hockey League. Porém logo depois nasceria um campeonato ainda maior, a National Hockey Association (NHA). Surgiria em seguida a Pacific Coast Hockey Association (PCHA). Tanto a NHA e a PCHA, a partir de 1914, organizariam um duelo transcontinental entre ambas as ligas, em que o ganhador do duelo levaria a taça do Lord Stanley.

As consequências da 1ª Guerra Mundial seriam destrutivas para toda a humanidade e para a NHA não seria diferente. A liga encerraria suas operações em 1917.

Leia o Próximo Artigo do Projeto Guia do Hockey




http://img42.imageshack.us/img42/1869/transparentad.png