Related Posts with Thumbnails
Related Posts with Thumbnails

Fundamentos Básicos Do Hockey: Conceitos Preliminares - Parte 1

O presente artigo visa ensinar aos iniciantes no Hockey ou até aos mais experientes, desde os fundamentos básicos até os mais complexos desse incrível esporte. Nesse 3º Artigo,do Projeto Guia Do Hockey, trataremos sobre o "Basicão" do Hockey, ou seja, tudo que você deve saber a primeiro momento para entender o esporte.[...]


Embora as características gerais do esporte sejam as mesmos onde quer que ele seja jogado, as regras exatas para a prática profissional dele, varia de liga para liga. Bem!! Existem 2 códigos que são mundialmente relevantes a esse respeito, que são: As regras estabelecidas pela Federação Internacional de hockey no Gelo(IIHF) e pela mais importante liga de Hockey do gelo no mundo, a National Hockey League(NHL). Nesse projeto utilizaremos como livro base, as regras estabelecidas na National Hockey League, por motivos óbvios.

O Rink

É o local onde o Hockey é praticado. Um rink oficial possui um formato retangular e suas
dimensões são de 61 metros de comprimento e 26 metros de largura. Todos os rinks de hockey possuem cantos de formato arredondado, em vez de formarem um ângulo de 90 graus. Ressalta-se que toda a lateral do rink é cercado por uma estrutura de acrílico denominada "boards", que visa proteger tanto a torcida, quanto evitar a constante saída do puck, do local de jogo. Importante informação a saber sobre o rink é que ele é dividido em 3 zonas: A Offensive zone(Zona ofensiva), Neutral zone(Zona Neutra) e a Deffensive Zone(Zona Defensiva). Obviamente para definir qual é a a zona ofensiva e a defensiva dependerá de qual perspectiva estaremos observando. A zona neutra é a que está entre as duas linhas azuis desenhadas no gelo. A linha azul é a linha que o jogador deve atentar para evitar a ocorrência de Offside. Além da linha azul, temos também uma linha vermelha (red line) central que divide o campo ao meio. Alí é o local onde é cobrado o face-off inicial da partida.

Tempo De Partida
Os jogos de hockey são realizados em três períodos de 20 minutos cada, sendo separados por dois intervalos de 15 minutos. Vale-se Ressaltar que durante os 20 minutos de determinado período, o cronômetro será sempre parado quando o disco não estiver em jogo. Lembrando que cada equipe possui direito a pedir time-out uma única vez na partida. Geralmente esse recurso é utilizado no final do 3º período, ou em momentos cruciais da partida.

Overtime
Uma das melhores coisas no Hockey é a inexistência de Empate. Abrindo aqui um parêntese, saliento meu posicionamento sobre o empate no futebol. Em minha opnião não faz absolutamente nenhum sentido a existência do empate. Quem saiu vitorioso na batalha(jogo)? Ninguém? O que Houve? Os 2 foram incomepetentes o suficiente, chegando ao ponto de não superarem 1 ao outro? O conceito de empate é absolutamente ridículo e infundado. Porém voltando ao Hockey, caso o empate persista nos 3 períodos da partida, iremos para o Overtime(OT), que em uma alusão ao futebol seria como se fosse o gol de ouro. O Overtime terá uma curta duração de apenas 5 minutos, persistindo ainda o empate no OT iremos então para a última e decisiva etapa, que são os Shootouts. Novamente em alusão ao Futebol, os Shootouts são como a fase de pênaltis ou penalidades máximas. Ressalta-se que estando a temporada em fase de playoffs, não existe a cobrança de shootouts. Ao contrário disso, será realizado a fase de Overtime, que só terá fim quando alguém conseguir marcar.

Jogadores e Posições
Em uma partida oficial, são utilizados um total de 6 jogadores para cada lado, sendo 5 na linha e 1 goleiro. As posições de cada jogador serão estabelecidas com base em duas áreas de atuação: Ofensivos e Defensivos.
Ofensivos:
* Center(C)
* Right Wing(RW) - Asa Direito
* Left Wing(LW) - Asa Esquerdo
Defensivos:
* 2 Zagueiros

O Center, em alusão ao futebol, teria uma postura de centro-avante, posicionando-se, como o próprio nome diz, na parte central da zona ofensiva. Os wings ocupam respectivamente a direita e esquerda da zona ofensiva. O Posicionamento ofensivo dos jogadores, se vistos em um ângulo de Cima, pode parecer um avião, visto que o center posiciona-se no que seria o Cockpit do piloto , e os Wings seriam as asas Direita e Esquerda. Essa é a classificação mais básica de todas que é a classificação por posições. Porém existe também a classificação que é com base nas características do jogador. Exemplo que posso citar são as seguintes denominações de playmaker, sniper, e nos casos dos zagueiros, o famoso "Puck Moving Defenseman" e o zagueiro estilo "Stay at Home". Sobre essa segunda forma de classificar os jogadores, deixaremos para um próximo artigo.

>>Leia a 2ª Parte dos Conceitos Preliminares do Hockey - Clique Aqui


http://img42.imageshack.us/img42/1869/transparentad.png