Related Posts with Thumbnails
Related Posts with Thumbnails
http://img42.imageshack.us/img42/1869/transparentad.png

A Tecnologia Em Prol Do Esporte

Não é de hoje que polêmicas em todos os esportes são geradas devido a péssimas decisões da arbitragem. Erros da arbitragem acontecem em todos os esportes, desde o Futebol ao Hockey. Mas existe uma diferença entre o Futebol e o Hockey que provavelmente você não saiba.[...]


Acredito que boa parte dos que aqui estão lendo devem ter assistido a última Copa do Mundo. Acredito eu, que a maioria também há de concordar comigo que foram incontáveis os erros por parte da arbitragem em momentos cruciais da partida, chegando ao ponto de decidir quem sairia vencedor em determinados jogos.

Porém, para os que não acompanharam ou não lembram de nenhum erro marcante, lhe ajudarei a refrescar sua memória com o vídeo abaixo. Assista:


Um Desastre Mundial
Bem pessoal, o vídeo praticamente fala por si só. A Copa do Mundo de 2010 foi um verdadeiro marco para o futebol. Não digo que foi um marco, devido ao fato de um time que nunca ganhou a Copa anteriormente, ter ingressado no rol de campeões, mas digo que foi um marco devido a quantidade de erros absurdamente claros e relevantes.

Não é de hoje que esse questionamento é levantado. A Federação Internacional de Futebol, leia-se FIFA, é criticada a longos anos por manter-se em completo atraso em relação a outras federações de diferentes esportes.

O exemplo claro de como a tecnologia ajuda o esporte a tornar-se cada vez mais justo, com certeza está presente na National Hockey League, a principal liga de Hockey no gelo norte-americana. Na NHL, há mais de 1 década, a utilização da tecnologia tem auxiliado os árbitros, de forma substancial, em suas decisões mais importantes. Aqueles questionamentos "Será que foi gol? Será Que Não Foi?" tornou-se algo completamente ultrapassado, tendo em vista a grande utilização de replays em revisões de jogada.

Assista agora uma revisão de jogada comum de ocorrer na NHL.
Descrição: O lance ocorreu no 7º e último jogo, da 2ª fase dos playoffs, da última temporada da NHL, entre o Boston Bruins e Philadelphia Flyers. A partida encontrava-se em seu 2º período e até então estava de 3 a 2. Era um jogo decisivo pois quem ganhasse aquela partida passaria para as finais de conferência. Em um lance polêmico , a arbitragem logo necessitaria da utilização da tecnologia para que fosse analisado determinado lance que poderia resultar no empate da partida.



O Auxílio da Tecnologia na National Hockey League(NHL)
Nas atuais regras da NHL, em cada partida, nota-se presente nas arenas uma determinada comissão que visa auxiliar os árbitros, decidindo assim, após análise de replays, sobre os lances mais polêmicos da partida.

Segundo Mike Murphy, Vice-Presidente Operacional da NHL, a liga introduziu as análises de vídeos desde 1993.

"Houve uma certa preocupação pois alguns gols aconteciam e os goleiros empurravam com a luva os discos para fora do gol. Nós percebíamos ques estávamos deixando passar diversos erros." Disse ele acerca do antigo sistema adotado pela liga.

A análise na maioria das vezes, acontece logo após o lance e dura, em média, uns 2 minutos. Segundo Murphy, cerca de 95% dos gols são confirmados com a câmera interna, que é posta na parte superior da rede.

Além de grandes melhorias proporcionadas a humanidade, desde a expansão da informática até o desenvolvimento da robótica , os esportes sentem cada vez mais necessidade de aderir-se a essas novas correntes do mundo globalizado. E quando falamos em novas correntes, podemos já argumentar acerca da possibilidade de adicionarmos chips em bolas ou em Discos de Hockey. A NHL, como diversas outras ligas norte-americanas, demonstram-se completamente engajadas a essas novas tecnologias, tornando assim o esporte cada vez mais justo e transparente.

http://img42.imageshack.us/img42/1869/transparentad.png