Related Posts with Thumbnails
Related Posts with Thumbnails
http://img42.imageshack.us/img42/1869/transparentad.png

Fundamentos Básicos Do Hockey: Posição de Winger

Iniciaremos agora mais um artigo do Projeto Guia Do Hockey e continuaremos a tratar, de forma mais aprofundada, sobre os posicionamentos dos jogadores no gelo. E nessa matéria comentaremos acerca da posição de Winger(Right Wing e Left Wing).[...]




Conhecendo o Setor Ofensivo
Clique e Amplie
Wingers e Centers são chamado de Forwards, que em outras palavras seriam os atacantes, responsáveis pela produção e finalização das jogadas na zona ofensiva do gelo.Como vocês podem notar no gráfico ao lado, os Wingers são os responsáveis por ocuparem as posições laterais do gelo, enquanto o Center atua em uma posição central da zona ofensiva. Em alusão ao futebol, podemos dizer que o Winger seria como se fosse um lateral(Esquerdo ou Direito) e o Center seria como se fosse um Centro-Avante.

Right Wing VS Left Wing
Bem, com essas informações ditas, já temos uma noção sobre o posicionamento dos Wingers e a sua importância no suporte ofensivo dado ao Center. Os Wingers que ocupam a posição direita e esquerda do gelo são chamados de Right Wing e Left Wing, respectivamente.



Responsabilidade Defensiva do Winger
Postura Na Defesa
Com a evolução do jogo, no passar dos anos, viu-se a necessidade de que os Wingers tivessem também uma participação ativa na defesa. Quando estão posicionados na zona defensiva, você percebe que tanto o Right Wing, quanto o Left Wing estabelecem uma postura de pressão ao ataque adversário, buscando com isso:

  • Impedir com que o adversário mande o disparo(Shot).
  • Buscar interceptar passes e bloquear disparos(Shots)
  • Causar erros do Adversário, para que possam resultar em um contra-ataque(Breakaway)
  • Disputar o Puck nas Boards
...etcs

Responsabilidades Ofensivas do Winger
Por outro lado, as responsabilidades ofensivas do Winger são diversas: auxiliar o center na criação de jogadas e lances de gols, abrir espaços na zona ofensiva , disputar os discos nas boards, dentre outras. Ressalto que a sua atuação nas disputas de puck nas Boards éconstante em uma partida de Hockey. É muito comum nos jogos, os times utilizarem uma estratégia ofensiva que é chamada de "Dump and Chase", que em termos práticos, seria lançar o disco nas boards da zona ofensiva e caçá-lo, exercendo grande pressão, com o objetivo de posicionar todo o time no ataque. Com uma boa disputa de Boards exercida pelo ataque, o resultado obtido seria o domínio do puck na zona ofensiva, com uma vantagem de ter já todo o seu time devidamente posicionado e preparado para construir algum lance de gol. Saliento porém, que não apenas um Winger pode disputar o puck nas Boards, mas como ele se posiciona nas regiões lateriais da quadra, comumente é ele quem acaba chegando mais rápido nas jogadas.

No vídeo abaixo você pode acompanhar um exemplo simples de como seria a estratégia ofensiva "Dump And Chase".
Descrição: O "F" no vídeo significa Forward(Winger ou Center) e o "D" no vídeo são os zagueiros ou Defensemans. Observe a estratégia básica do Dump And Chase. Um Forward, Winger ou Center, Lança o Puck nas Boards e o time parte para a zona ofensiva, exercendo pressão para recuperá-lo. Recuperando, todo o time já estará posicionado no ataque, para a criação da jogada.


Equipamentos
Clique Aqui Para Ler Sobre os Equipamentos utilizados pelos Forwards.

Estilos de Jogo - Forwards
Bem pessoal, como já citado em artigos anteriores, há classificações no Hockey que transcendem ao simples posicionamento dos jogadores. São classificações direcionadas para identificar os estilos de jogo de cada atleta. Para os Forwards, Wingers ou Centers, as principais denominações são as seguintes: Sniper, Playmaker, Grinder, Dangler, Power Forward e Enforcers. Porém já adianto logo que é bem difícil classificar os jogadores em apenas 1 único quesito pois há atletas que conseguem mixar diversas características, exemplo disso é o Forward do Washington Capitals, Alexander Ovechkin. Posso considerá-lo tanto Sniper, Dangler , como também Power Forward.

Ilya Kovalchuk
Sniper: Atacante que possui uma precisão quase perfeita em seu chute(Shot). Geralmente este Tipo de jogador consegue marcar mais gols do que assistências.
Exemplo de Jogador: Ovechkin, Kovalchuk, Phil Kessel, Gaborik, Iginla, etcs.




Sidney Crosby

Playmaker:
Tipo de Atacante que possui uma paciência acentuada na zona ofensiva e que consegue, com facilidade, realizar bons passes e criar jogadas que resultam em gols. Traduzindo em uma palavra, é o Quaterback do Hockey. É comum nas estatísticas desse tipo de jogador, uma grande diferença e clara superioridade na quantidade de assistências sobre a quantidade de gols.
Exemplo de Jogador:Marc Savard, Datsyuk, Joe Thornton, Sidney Crosby, etcs.


Scott Hartnell
Grinder: É o tipo de Jogador que é mais caracterizado pelo seu trabalho árduo e por sua acentuada postura em distribuir Body Checkings(Body Checking: Ato de utilizar seu corpo para pressionar o adversário nas Boards) em contrasenso a uma postura de pontuador nato. É o tipo de Forward que possui, na maioria dos casos, limitações em suas habilidades ofensivas, utilizando mais os aspectos físicos do jogo. Apesar de sua limitação, isso não os tornam menos importante do que os demais. Essa postura física marcante provoca erros do adversário que podem resultar em gols.
Exemplo de jogador: Scott Hartnell, Steve Bègin, Rob Niedermayer, Ryan Kesler, etcs.



Ovechkin
Dangler: É aquele jogador que desequilibra completamente o adversário em alguns lances. Possui uma habilidade com stick acentuada e realiza diversos dribles e jogadas que geralmente figuram nas Jogadas TOP 10 da semana.
Exemplo de Jogador: Ovechkin, Jason Spezza, Kovalchuk, Malkin, Crosby, Lecavalier, Anze Kopitar, Etcs.



Milan Lucic
Power Forward: Tipo de Forward que é grande e forte, e é capaz de utilizar sua condição física para criar jogadas e marcar pontos. Geralmente sua quantidade de pontos é significativa, como também sua quantidade de minutos de penalidades são, em média, bem elevado. Participam ativamente das jogadas em frente da rede e possuem uma habilidade ofensiva muito boa.
Exemplo de Jogador: Cam Neely, Getzlaf, Milan Lucic, Jeff Carter, Jarome Iginla, etcs.


Shawn Thornton
Enforcer: É aquele jogador que é conhecido por utilizar apenas o lado físico do jogo, possuindo uma habilidade ofensiva praticamente inexistente. São os famosos "Brigões". Eles são necessários em todos os times, pois ajudam a aumentar a energia de sua equipe e da torcida, ao desferir Hits nos adversários, por exemplo. Eles também ajudam a proteger seus companheiros de equipe, que não possuem um porte físico considerável, contra hits e brigas.
Exemplo de Jogador: George Parros, Shawn Thornton, Carcillo, etcs.


Bem pessoal aqui foi mais um artigo do Projeto Guia Do Hockey. Acredito que consegui abordar assuntos relevantes acerca da posição de Forward, mais especificamente tratando sobre os Wingers. Espero que tenham gostado e desde já aguardo o feedback de todos. Aguardem pelas Próximas postagens do Projeto Guia do Hockey e fiquem antenados no Melhor Site Sobre o Boston Bruins no Brasil.


http://img42.imageshack.us/img42/1869/transparentad.png