Related Posts with Thumbnails
Related Posts with Thumbnails
http://img42.imageshack.us/img42/1869/transparentad.png

Fundamentos Básicos Do Hockey: Posição de Center

Iniciaremos agora mais um artigo do Projeto Guia Do Hockey, onde continuaremos a tratar acerca das posições ocupadas no gelo, por um jogador de Hockey. E a posição que focaremos nesse artigo será a posição de Center. [...]



Visão Geral
Clique e Amplie
Como já informado exaustivamente nos artigos anteriores, podemos traçar uma simples comparação da posição de Center, no Hockey, e associá-la facilmente com o futebol. O Center seria como se fosse um atacante com características de Centro-Avante. Simples associação não? O Centre(Francês), ou melhor dizendo, o Center(Inglês), é o forward que ocupa a posição mais avançada ofensivamente no Hockey.Sua zona de atuação, como o próprio nome diz, é preferencialmente no setor central da zona ofensiva. Porém há de se ressaltar que os Centers possuem uma maior flexibilidade em seu posicionamento, esperando-se deles que atuem mais ativamente em todos os setores do gelo na zona ofensiva, dando assim um bom suporte aos wingers.

Responsabilidade Ofensiva do Center

Pavel Datsyuk
As funções ofensivas dos Centers são variadas e incontáveis. Porém ressalta-se que eles são o mecanismo básico e essencial, que faz funcionar todo o sistema ofensivo de um time de Hockey, provendo um suporte aos Wingers e também buscando posicionar-se nos possíveis espaços abertos da defesa adversária. Em geral, eles são fortes, rápidos patinadores e são capazes de exercer uma grande pressão na zona ofensiva, conseguindo com isso provocar erros do adversário, que possam resultar em contra-ataques mortais.

Possuem por natureza uma facilidade em marcar gols(em comparação as outras posições), como também de realizar boas assistências. Nas disputas de Boards, o Center não possui uma atuação direta, diferentemente do que ocorre com os Wingers. Na verdade eles apenas auxiliam os Wingers, posicionando-se em pontos chaves, com o objetivo de capturar o puck que eventualmente sobre.

Responsabilidade Defensiva do Center
Vincent Lecavalier
Os Forwards atualmente possuem uma postura digamos, um tanto quanto bipolar. Postura essa, que supera aquela visão limitada e fixa que se tinha do jogo, logo após seu nascimento. Essa postura bipolar ao qual me refiro, nada mais é do que a necessária atuação dos jogadores ofensivos e defensivos em todos os setores do gelo, no caso dos Forwards, tanto atuando em sua zona primária, que é a zona ofensiva, quanto na zona defensiva, auxiliando os Defensivos no cumprimento de sua função básica, que é evitar o gol adversário.

Dito isso, é de comum acordo afirmar que basicamente os Centers possuem algumas funções defensivas similares as dos Wingers, pois tanto um como o outro buscam na zona defensiva sufocar o ataque adversário para que com isso eles consigam:

  • Impedir com que o adversário mande o disparo(Shot).
  • Interceptar passes e bloquear disparos(Shots)
  • Causar erros do Adversário, para que possam resultar em um contra-ataque(Breakaway)
...etcs

A Disputa De Face-Off
As disputas de Face-Off possuem uma importância sem igual, em uma partida de Hockey. É justamente através delas que diversos gols são evitados, como também as mais diversas jogadas e chances de gol são geradas, além de poder estabelecer certo domínio de puck, para o time que possui, nesse atributo, o seu ponto forte.


Mas qualquer jogador poderá duelar um Face-Off? Bem, sobre essa pergunta eu posso de imediato afirmar que é responsabilidade primária do Center, duelar diretamente o Face-Off com o oponente. Porém, caso o Center viole o face-off(Exemplo: encostar seu stick no gelo antes do juiz lançar o disco) algum dos Wingers irá disputá-lo em seu lugar (Acerca das regras do Face-Off, trataremos melhor em um novo artigo).

Equipamentos
Clique Aqui Para Ler Sobre os Equipamentos utilizados pelos Forwards.


Estilos de Jogo - Forwards
Clique Aqui Para Ler Sobre os Diferentes Estilos de Jogo de um Forward.

Bem pessoal, esse foi mais um artigo para o projeto Guia Do Hockey. Ele teve menos assuntos abordados que os demais pois, se você observar, boa parte dos temas relevantes à posição de Forward, já foram tratadas no artigo "Fundamentos Básicos Do Hockey: Posição de Winger". O próximo artigo do Projeto Guia do Hockey logo estará sendo divulgado e com ele finalizaremos os conceitos relativos às posições.

http://img42.imageshack.us/img42/1869/transparentad.png