Related Posts with Thumbnails
Related Posts with Thumbnails
http://img42.imageshack.us/img42/1869/transparentad.png

Fundamentos Básicos Do Hockey: Posição De Goleiro

A partir desse artigo do Projeto Guia Do Hockey daremos início a uma sequência de 4 postagens que tratarão, de forma mais aprofundada, sobre as posições que os jogadores ocupam no gelo. E é sobre a posição de Goleiro(Goalie) que trataremos nesse artigo introdutório.[...]



Bem meus caros leitores trataremos agora sobre um assunto de vital importância para se entender como o Hockey funciona. No artigo Fundamentos Básicos Do Hockey: Conceitos Preliminares, nós tratamos de forma superficial sobre cada posição ocupada no gelo, e nas próximas linhas iremos aprofundar ainda mais esse assunto. Preparado? Então vamos lá!!!

Goleiro(Goaltender)

Começaremos a falar agora sobre a posição de Goleiro. Nas transmissões em Inglês você irá deparar-se com diversas expressões que designam essa posição, como: "Goaltender", "Goalie", "Goaler" ou "Netminder". Acredito que eu não precise explicar qual a função de um goleiro em uma partida de Hockey, tendo em vista que há de se fazer clara e imediata alusão à posição de goleiro no Futebol. Não é surpresa dizer que sua função básica é defender os chutes(Shots) disparados pelo adversário, impedindo assim que o Puck entre no gol. Porém adiante trataremos sobre alguns pontos realmente relevantes.

Goal Crease
Goal Crease(Amplie)
O Goal Crease nada mais é do que a área pertencente ao goleiro. Em todo rink de Hockey no gelo, perceberemos a presença de 2 àreas dedicadas aos goleiros. Elas localizam-se logo em frente às redes e possuem uma cor azulada, em seu interior, além de uma borda de cor avermelhada.

Muitas pessoas já me perguntaram o seguinte: Qual seria a função do Goal Crease, tendo em vista que ela não delimita a atuação do goleiro? A pergunta realmente é pertinente e casou-me dúvida em meus primeiros anos de fã. Realmente o goleiro não é limitado por essa àrea, podendo ele andar e defender pucks, em quase toda zona defensiva, não importando se a defesa é realizada em cima da Goal Crease ou não. Porém, alerto desde já que a Goal Crease têm uma função um tanto que importante. Basicamente ela estabelece a zona de proteção do goleiro contra a interferência do adversário.

Goleiro VS Atacante
Exemplo: Se o time adversário diparar o chute(Shot) e o goleiro, dentro da Goal Crease, for deslocado de alguma forma pelo jogador adversário, e consequentemente o puck entrar, o gol será Anulado. Porém ressalto desde já que se o goleiro for deslocado pelo seu próprio companheiro de equipe, ou então o seu companheiro de equipe deslocar o adversário para cima de seu próprio goleiro, o gol não será anulado, por motivos mais que óbvios.



Equipamentos Para Goleiros

Zdeno Chara no All Star
Sobre os equipamentos utilizados pelos goleiros, é notória a diferença deles para os utilizados pelos jogadores de linha. Toda essa proteção visa justamente evitar sérias lesões que podem advir do disparo de um puck. Para que vocês tenham noção da violência que é um disparo de Puck , na competição de habilidades, que ocorreu no NHL All-Star Game 2008-2009(Jogo Das Estrelas da NHL), Zdeno Chara, defensivo do Boston Bruins, ganhou o título de chute(Shot) mais potente da liga, na citada temporada. A velocidade que ele conseguiu obter em seu disparo foi de 169.7 km/h. Imaginem toda essa velocidade concentrada em um pequeno objeto, como é o disco de Hockey, ou melhor dizendo,um Puck. Nada mais do que coerente a utilização de tantos equipamentos.

Todo o equipamento utilizado pelo goleiro, com exceção de patins e stick, deve ser construído com o objetivo apenas de proteger a cabeça e o corpo do jogador, sendo vedado a utilização de qualquer peça de vestuário ou a utilização de qualquer artifício que possa dar-lhe vantagem ilegal. Favorecendo-lhe assim no cumprimento de sua função básica, que é defender o seu gol dos pucks disparados pelo adversário.

Clique e Amplie
O Departamento de Operações da NHL é autorizado, com base no artigo 11.1 do Livro Oficial de Regras da National Hockey League, a proceder à verificação dos equipamentos de cada equipe para assegurar que não há quanto a isso nenhuma violação. O Departamento apresentará as suas conclusões para o Comissário Geral da Liga em caso de aplicação de sanção disciplinar ao jogador infrator.




Ressalta-se que os equipamentos utilizados pelo goleiro, como Catch Glove, Blocker, Stick, etcs, possuem dimensões limites estabelecidas pela própria liga, para que com isso não tornem os goleiros, verdadeiras muralhas de equipamentos gigantes, que caso fosse impossibilitaria de toda forma a entrada do puck .

Os equipamentos utilizados pelos goleiros são os seguintes:

Estilo De Jogo(Game Style)
Lembram de uma informação que eu comentei no Artigo "Fundamentos Básicos Do Hockey: Conceitos Preliminares" sobre a existência de uma outra forma de classificar os jogadores? A forma a qual me refiro, fugiria da classificação básica (Center, Right Wing, Left Wing, Defenseman e Goalie), sendo uma forma de classificar os jogadores por estilo de jogo. Pois bem! Trataremos agora sobre as classificações designadas aos goleiros, com base em seus respectivos estilos de jogo.

Stand-up style
Jacques Plante
Para os fãs mais veteranos será fácil lembrar qual seria esse estilo. Este foi o único estilo de jogo permitido nos primeiros anos da NHL tendo sido mais utilizado até o início dos anos 60. Sendo assim não seria nenhum absurdo se eu falar que o "Stand-up Style" é o mais antigo estilo de jogo já praticado na National Hockey League. Nesse estilo de jogo, os goleiros param o disco predominantemente estando em uma posição ereta. Agora parem para imaginar quão difícil era para esses goleiros conseguir defender os disparos. Nesse estilo, os goleiros podem curvar-se para parar o disco com a parte superior do corpo como também podem realizar defesas chutando o puck(Kick Saves). Um dos últimos goleiros mais notáveis a ter praticado o "Stand-Up Style" foi Bill Ranford, porém cito goleiros de décadas anteriores que mostraram grande habilidade nesse estilo, como por exemplo, Jacques Plante. Com a evolução do esporte, esse estilo acabou entrando em desuso.

Assistam Abaixo um vídeo com algumas defesas de Jacques Plante e percebam quão diferente era a forma que os goleiros defendiam antigamente:




Butterfly Style
Posição Butterfly
Acerca desse estilo de jogo, confesso que é complicado explicar em palavras, por tanto aconselho após a leitura, vocês assistirem o vídeo abaixo. O estilo Butterfly é caracterizado por uma posição básica, que é realizada quando o jogador une os dois joelhos no chão, fechando por completo o espaço entre as duas pernas, popularmente conhecido como "Five Hole", deixando também a luva em posição preparada para ir ao canto superior, caso o atacante tente o High Glove(Luva Alta).

A posição Butterfly é disparado a posição mais utilizada nos dias atuais e você poderá facilmente reconhecê-la. Essa posição reduz quase todos os ângulos possíveis para que o gol seja efetivado, dificultando e muito o trabalho do atacante adversário. Sem dúvida nenhuma a posição Butterfly é uma das mais utilizadas no Hockey contemporâneo, sendo essa a posição mais básica a se aprender caso você queira um dia ser goleiro de Ice Hockey ou Hockey Inline.

Ressalto também que atualmente os goleiros vêm desenvolvendo técnicas cada vez mais inovadoras, dentre elas está o deslizamento no gelo, permanecendo na posição Butterfly. Essa técnica de permanecer no Butterfly tem o objetivo de conseguir salvar os pucks em jogadas de rápidas transições, como por exemplo no caso de um "One Time"(One Time: Em alusão ao futebol seria o "Chute De Primeira". Ex: Quando determinado jogador passa para você o disco e você manda direto o disparo para o gol sem a necessidade de pará-lo).

Porém adianto a vocês que nenhum goleiro atualmente joga utilizando-se exclusivamente desses 2 estilos acima citados. Desenvolveu-se então um misto de estilos, que unem tanto o Stand-up quanto o Butterfly, sendo denominado de Hybrid Style, o qual tratarei adiante.

Assistam o Vídeo Abaixo e Compreendam como é realizada a Posição Butterfly e vejam algumas variações, como por exemplo o Butterfly Slide(Deslizar no gelo permanecendo na posição Butterfly)



Hybrid style
Ryan Miller
Este estilo de jogo é caracterizada por ser uma mistura de todos os estilos. Dito isso, cabe ao goleiro decidir qual posição mais apropriada para defender em cada jogada específica. Portanto esse estilo de jogo produz inevitável dúvidas ao adversário sobre qual posição o goleiro irá utilizar para realizar a defesa, podendo ele usar a posição Butterfly, remetendo assim ao "Butterfly Style", ou pode o goleiro permanecer ereto, remetendo assim ao "Stand-Up Style".

Foi-se o tempo em que os goleiros eram exigidos ou optavam por seguir apenas 1 único estilo. Atualmente o que importa é basicamente evitar o gol do adversário, não importando em qual posição ou estilo de jogo seja utilizado. Portanto, Hybrid Style é disparado o estilo de jogo mais adotado entre os goleiros de Hockey da nova geração. Se você deseja saber nomes de goleiros que utilizam esse estilo, eu diria a você que todos atualmente na NHL se enquadram no "Hybrid Style", porém cito alguns exemplos de goleiros como Martin Brodeur, Jaroslav Halak, Tuukka Rask, Miikka Kiprusoff e Ryan Miller.

Assista Abaixo o Top 10 das Defesas realizadas na última temporada da NHL(2009-2010). Observem o estilo dos goleiros no atual cenário do Hockey Mundial.



Curiosidades
** Por Que Os Técnicos, Às Vezes, Tiram Seus Goleiros Em Uma Partida?

**
Um Goleiro Pode Marcar Gol?

Premiações Da NHL
No Fim de cada temporada da National Hockey League, acontece um grande evento de premiação dos principais destaques da temporada. Os troféus dedicados aos goleiros são os seguintes:

** Vezina Trophy: é concedido anualmente pela NHL para o goleiro que mais se destacou na temporada, sendo ele eleito em votos de todos os General Managers dos times da NHL.

** William M. Jennings Trophy: é concedido anualmente pela NHL à dupla de goleiros, por equipe, que menos deixou passar gols.

** Roger Crozier Saving Grace Award: é atribuído anualmente pela NHL ao goleiro possui o Save Percentage-SV%(Porcentagem de Defesas) mais alto da temporada que se passou.

**Hart Trophy: É o troféu concedido ao MVP(Most Valuable Player)da útima temporada. Nessa categoria, os goleiros disputam com os todos os jogadores da liga, não importando qual seja a posição.

Bem pessoal, aqui termina mais um artigo dedicado ao Projeto Guia Do Hockey. Iniciamos com esse artigo uma série de 4 postagens que focarão cada posição ocupada no gelo. Espero que tenham gostado. Mandem suas sugestões, críticas e opniões, como também dúvidas sobre esse esporte tão adorado por todos nós. Todos da Edição do Site BruinsFansBrazil.Com ficarão felizes em sanar qualquer dúvida que eventualmente você tenha.

Fique Conosco. Fique no BruinsFansBrazil.com

http://img42.imageshack.us/img42/1869/transparentad.png