Related Posts with Thumbnails
Related Posts with Thumbnails
http://img42.imageshack.us/img42/1869/transparentad.png

Fundamentos Básicos Do Hockey: Equipamentos

O presente artigo visa ensinar aos iniciantes no Hockey ou até aos mais experientes, desde os fundamentos básicos até os mais complexos desse incrível esporte. Nesse novo Artigo,do Projeto Guia Do Hockey, trataremos sobre os equipamentos e acessórios, exigidos pela NHL em jogos oficiais.[...]



Primeiro de tudo, é necessário salientar que os equipamentos aqui apresentados são voltados apenas para os jogadores de linha. Equipamentos Utilizados pelos goleiros serão tratados em uma nova postagem.

Bem para os que estão iniciando agora no Hockey,perceberam que nesse esporte há uma vastidão de expressões em inglês para designar equipamentos, tipos de penalidades, entre outras coisas. Então aconselho desde já a se acostumarem pois não há como fugir delas.A começar pelo instrumento básico para prática do esporte, que é o Stick.

Stick
O Stick nada mais é do que um taco, em formato de L. Os Stick podem ser feitos de madeira ou qualquer outro material aprovado pela NHL e não devem ter quaisquer projeções em sua superfície. Algo que é muito comum, e acredito que vocês leitores já devem ter percebido, é que vários jogadores envolvem a Blade(parte do taco que entra em contato com o disco) em uma fita adesiva.Pois bem, a sessão 10.1 do Livro de regras da NHL, permite a utilização de fita adesiva, de qualquer cor, envolvendo qualquer ponto do Stick, com o objetivo de melhorar o controle e a aderência com o Puck.



Outro dado importante a se ressaltar sobre o Stick é que, segundo as regras da NHL, nenhum stick poderá exceder 1,60m(63 polegadas) de comprimento, do calcanhar até a ponta do eixo. O comprimento da Blade(lâmina) será de no máximo 31,75cm(12,5 polegadas), contando-se , da curva até o fim da lâmina. Porém, ressalta-se que há casos em que a liga abre exceções a determinado jogador, motivado principalmente por sua altura consequentemente tornando-se impossível a utilização de um taco de curto comprimento. Posso citar como exemplo de exceção, o defensivo do Boston Bruins, Zdeno Chara.

Outra informação é que, como vocês já devem ter percebido, o stick dos goleiros são um pouco diferentes. Observem na figura ao lado, que para os goleiros a largura do stick é um pouco maior. Caso as especificações do stick não estiverem conforme as regras da liga, em momentos que antecederem a partida, a arbitragem irá declará-lo inapto para o jogo, devendo assim ocorrer a troca do mesmo.

Curiosidade
:
O Que Fazer quando o Stick Quebra?

Puck(Disco)
O Puck é o objeto em formato de disco que, em alusão ao futebol, seria a "bola" do Hockey. (Saliento que é ignorância chamar o Puck de "Bola". Essa expressão foi utilizada apenas para estabelecer Comparação com o Futebol) . O Puck tem como matéria-prima um tipo de borracha vulcanizada. Porém vale ressaltar que pode ser utilizado qualquer outro tipo material para fabricá-lo, contanto que tenha sido aprovado pela NHL. As dimensões de um puck oficial são: 2,54cm(1 polegada) de espessura e 7,62cm(3 polegadas) de diâmetro. Lembrando que todos os discos utilizados na NHL, deverão ser analisados e aprovados pela liga.

Equipamentos de Segurança
Como todos devem ter percebido, o Hockey é um esporte de grande velocidade e de um contato físico inevitável. E é isso que o torna um dos esportes mais emocionantes e incríveis, até hoje, já criados pelo ser humano. Devido a esses inevitáveis contatos, lesões tornam-se um tanto que comuns no esporte. E com o objetivo de proteger a integridade física dos jogadores, a NHL exige a utilização de alguns equipamentos de segurança.




Equipamentos de Segurança Básicos Utilizados:
-Helmet(Capacete)
-Shoulder Pads(Proteção para os Ombros e Peitoral)
-Gloves(Luvas)
-Elbow Pads(Cotoveleiras)
-Hockey Pants( Proteção para a região das Coxas e cintura)
-Shin Pads(Caneleira)
-Skates(Patins)

A Polêmica Sobre a Implantação de Capacetes Na NHL
Alguns fãs mais antigos do esporte, lembram que há um bom tempo atrás (e quando digo "bom" quero dizer "muito") os jogadores não utilizavam capacete. Era raríssimo ver algum jogador utilizando essa proteção e para ser sincero, muitos odiavam utilizá-lo. Porém depois de diversos casos de lesões ocorridas, das mais variadas possíveis, em agosto de 1979, o então presidente da National Hockey League (NHL), John Ziegler, anunciou que os capacetes de proteção não teriam um caráter facultativo, mas sim obrigatório na NHL. Porém a aplicação dessa regra se deu de uma forma lenta e gradual.

A partir de 1979, todos os novos jogadores da liga seriam obrigados a utilizá-lo. No Entanto, os jogadores veteranos, que assinaram contrato antes do dia 1º de junho de 1979, poderiam optar em utilizá-lo ou não.Com isso, levou-se anos para que todos os jogadores da NHL realmente entrassem no gelo com a citada proteção. Só para vocês terem uma idéia, o último jogador a entrar no gelo sem capacete foi Craig MacTavish do St Louis Blues, tendo sido já na temporada de 1996-97.

Curiosidades:
-Há Paralização do Jogo, em caso de perda do Capacete, por parte de algum jogador?
-Goleiro Retira Propositalmente o Capacete. E agora?


Fiquem ligados por Mais Artigos do Guia Do Hockey. Fiquem ligados no Site BruinsFansBrazil.com.

Leia O Próximo Artigo do Projeto Guia Do Hockey
>>Fundamentos Básicos Do Hockey: Posição De Goleiro

http://img42.imageshack.us/img42/1869/transparentad.png