Related Posts with Thumbnails
Related Posts with Thumbnails
http://img42.imageshack.us/img42/1869/transparentad.png

Por Que Os Técnicos, Às Vezes, Tiram Seus Goleiros Em Uma Partida?

Algo que é muito comum nas partidas de Hockey é o goleiro ser chamado para fora do gelo pelo seu próprio treinador, em momentos finais e cruciais da partida.Aí alguns podem se perguntar: "Por que retirar o seu próprio goleiro? Para perder de mais Gols?[...]



Para iniciar, contarei uma breve história. Lembro-me que, há pouco tempo atrás, eu acompanhei alguns jogos de Hockey, nessa última olimpíada de inverno(Vancouver 2010). Assistia, até então, pelo site do Terra, que na época disponibilizara todas as transmissões, da citada Olimpíada, gratuitamente. Todos os jogos transmitidos pelo Terra, apresentavam uma sessão de Chat, onde os telespectadores interagiam com os narradores da partida. Algo que chamou a minha atenção foram alguns usuários, por mera ignorância, ficarem constantemente postando comentários contra as decisões dos técnicos que retiravam seus próprios goleiros do gelo, quando estavam perdendo a partida. Bem para que você meu caro leitor, não seja como esses citados usuários, explicarei nesse artigo o por que e quando esse tipo de atitude é tomada pelo técnico de determinada equipe.

1ª Situação: Determinado Time está Perdendo o Jogo e a partida já está no 3º Período(etapa final). Restam Menos de 2 Minutos para o seu fim
Analise a situação acima. Agora, o que ocorre na cabeça de um técnico para que ele retire o seu próprio goleiro, é justamente devido a possibilidade de imediatamente substituí-lo por mais um atacante para que assim ele possa ir para o "tudo ou nada", buscando então o empate. Ressalto desde já, que no Hockey, esse tipo de substituição é permitida , não acarretando assim em nenhuma penalidade ao time que dela utilizar. Eu saliento também que no Hockey inexiste empate, pois persistindo o empate a partida irá para o Overtime(Espécie de Prorrogação em Estilo "Gol De Ouro").

Agora dito isso eu questiono com vocês: Se o meu time está perdendo a partida, qual diferença fará caso eu perca de 1 gol ou de vários? Na NHL essa diferença é praticamente irrelevante. A atitude mais racional do técnico é ir efetivamente para o dito "tudo ou nada", retirando assim seu goleiro e posteriormente colocando mais um atacante para conseguir, finalmente, empatar a partida.

Assista o vídeo abaixo que retrata essa situação:

Descrição: Esse Vídeo são os Melhores Momentos do 4º Jogo da 2ª fase dos playoffs, entre o Boston Bruins e Philadelphia Flyers, ocorridos nessa última temporada da NHL(2009-2010). O Bruins até então perdia a partida por 4 a 3. Restando 35 segundos para o fim da partida, o técnico do Boston Bruins, Claude Julien, retira seu goleiro(Tuukka Rask) e coloca mais um atacante(Vide: Minuto 6:12). E em um lindo passe de Patrice Bergeron, Mark Recchi faz o gol de empate, encaminhando assim a partida para o Overtime.Entenderam a importância de retirar o goleiro caso você esteja perdendo a partida?




2ª Situação: Time Adversário comete Penalidade
Quando o time adversário comete uma penalidade e eu tenho a posse do puck, o árbitro não poderá paralisar a partida até que o time infrator tome a posse do puck. Veja que o fato de tirar o goleiro nessa situação, diferentemente da primeira, se resume em um risco praticamente ZERO, pois assim que o adversário tomar a posse do Puck, o árbitro imediatamente irá paralisar a partida e indicará qual a penalidade aplicada, sendo o jogador infrator retirado do gelo por alguns minutos, dependendo é claro de qual penalidade por ele foi realizada(Sobre penalidades trataremos em um novo artigo).

Esse vídeo abaixo demonstra uma verdadeira Gafe que o Time do Vancouver Canucks, realizou na temporada 2008-2009.

Descrição:Observem que no minuto 1:02 do vídeo, ocorreu uma penalidade do jogador do Phoenix Coyotes, Viktor Tikhonov em cima do jogador do Nucks, Sami Salo. Essa penalidade tinha ocorrido minutos antes da tremenda gafe realizada por Vancouver. O que ocorreu foi que o técnico do Vancouver retirou seu goleiro, pois o juiz, com o braço levantado, indicava a ocorrência da citada penalidade. Porém, o que ninguém esperava era que Henrik Sedin faria uma verdadeira "Lambança", sobrando para O'Brien, seu companheiro de equipe, tentar consertar a situação. Só que O'Brien fez ainda pior, pois utilizando-se de força desproporcional no dominínio do puck, colocou o disco em sua própria rede(Gol Contra)




Empty Net Goal

Como é logicamente previsível, substitiur o goleiro por um atacante possui um certo risco. O Gol em Empty Net, nada mais é do que aquele gol realizado nessas situações em que não há goleiro postado. Quando eventualmente o goleiro for retirado do gelo, nas situações exemplificadas acima, e o atacante adversário conseguir roubar o puck e acertar o gol vazio, está aí então qualificado "Empty Net Goal".

http://img42.imageshack.us/img42/1869/transparentad.png